IGREJA PRESBITERIANA DE SANTA CRUZ

Missão da igreja

  • “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” – Marcos 16.15

Nossa História

   Em 18 de junho de 1913, foi organizado o Ponto de Pregação Presbiteriano em Santa Cruz, pelo Rev. Álvaro Reis, em casa do Irmão José Raymundo Aragão, na rua Boa Vista , nº 01, Santa Cruz . No ano de 1919 ocorreu a transferência do Ponto de Pregação para a Rua Olavo, nº 07, Santa Cruz.

  No ano de 1929, o Ponto de Pregação passou a ser Congregação Presbiterial do Presbitério do Rio de Janeiro, sendo indicado o Rev. Dr. Laudelino de Oliveira Lima Filho para dar assistência ao trabalho. Neste período é feita a primeira eleição para compor a Mesa Administrativa. São eleitos Presbíteros: Carlos Luiz Villon e Izidoro Joaquim de Assis. Para Diáconos: Francisco Bispo e João Moreira Leite.

  Em 05 de Março de 1933, conforme decisão do Presbitério, após relatório da Comissão de Organização constituída pelos Pastores: Rev. Laudelino de Oliveira L. Filho (Relator), Rev. Laudelino de Oliveira Lima e Rev. Jeremias W. B. Shirlli e pelos Presbíteros: Francisco de Almeida e Vicente Alves de Oliveira.

  A Igreja é organizada com 27 membros maiores e 17 membros menores. Ocorre, então, a eleição para Oficiais da Igreja sendo eleitos para Presbíteros: João Moreira Leite e Francisco José Pereira; para Diáconos: Manoel Gonçalves e Pedro Silva. Em 26 de Julho de 1951 reúne-se a Assembleia Geral Extraordinária da Igreja, Presidida pelo Rev. Moisés Rodrigues, onde decide-se e autoriza a compra de dois terrenos na Rua Campeiro Mór.

  Em 29 de Março de 1952, uma outra Assembleia decide e autoriza a compra de mais um terreno na Rua Campeiro Mór. No dia 21 de abril de 1959, em reunião social no Sítio do irmão Francisco José Pereira , o Rev. Dante Sarmento de Barros, hoje , Pastor Emérito desta Igreja , dá início à campanha para captação de recursos para a construção do novo Templo , obtendo-se a importância de Cr$ 100.000,00.

  Em 18 de junho de 1962 acontece o Culto de Ações de Graças pelo cinquentenário da Organização do Ponto de Pregação, Oficiado pelo Rev. Dante.

  Em 06 de março de 1982, ocorre o Culto de Ações de Graças e Consagração do novo Templo , à rua Campeiro Mór, nº 556, oficiado pelo Rev. Jonas Magalhães. No ano de 1983, ano do Cinquentenário de organização da Igreja é realizada a programação por todo o mês de Março , oficiadas pelo Rev. Jonas Magalhães.

Bibliografia : Livro do Histórico da IPB Santa Cruz

Logo da Igreja Presbiteriana de Santa Cruz